SOLUÇÕES
Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos
Triagem de Resíduos Sólidos
Operação de Aterros
Coleta Seletiva de Resíduos
Coleta Conteinerizada
Gestão de Resíduos Industriais
Resíduos de Serviços de Saúde
Manutenção Urbana
Benefícios
 
     
  Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos

É considerada referência em coleta domiciliar do Estado do Rio Grande do Sul e, para manter essa condição, investe continuamente em veículos, equipamentos e pessoal, mantendo-os atualizados na busca da evolução técnica da atividade. A implantação da coleta de resíduos sólidos urbanos em conteineres é uma dessas evoluções. Os serviços são projetados de acordo com as especificações e necessidades das cidades atendidas. Assim, a Conesul está sempre contribuindo para a melhoria das condições ambientais das cidades onde presta serviços.


[ /\ ] Voltar ao topo

Triagem de Resíduos Sólidos

A Conesul entende que um dos primeiros passos para a minimização dos estragos ambientais provocados pelo depósito de resíduos em lixões deve ser dado através da implementação da Triagem de Resíduos Sólidos. Neste processo, antes de serem depositados nos aterros, os resíduos coletados pelo sistema usual de coleta urbana domiciliar são transportados até uma usina de triagem, onde os materiais recicláveis são segregados para serem reciclados.

Os resíduos orgânicos e contaminados são enviados para aterros onde passam pelo processo de compostagem e aterramento. Com o uso de uma Usina de Triagem é possível reduzir a quantidade de resíduos que chegam aos aterros. Se bem administradas, as Usinas de Triagem conseguem taxas de até 50% na segregação de resíduos.

Quais são os pontos positivos de fazer a triagem de resíduos?
· Não requer alteração do sistema convencional de coleta, apenas a mudança no destino do caminhão que passa a parar em uma usina de triagem, ao invés de seguir direto para o lixão ou aterro;
· Possibilita o aproveitamento da fração orgânica do lixo, pela sua composição;
· Redução dos resíduos que seriam destinados aos aterros;
· Conta com uma equipe de técnicos treinados que coordenam e fiscalizam o processo, qualificando o resultado do investimento.


[ /\ ] Voltar ao topo

Operação de Aterros

Com sua grande experiência na operação de aterros e diante dos resultados que tem alcançado na preservação ambiental, a Conesul aposta no sistema de destinação final de resíduos sólidos urbanos por meio de Aterros Sanitários, que utiliza um processo para a disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas que permitem um confinamento seguro em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública.

O que é um lixão?
É uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos municipais, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto ou vazadouro.

Os resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, etc.), geração de maus odores e, principalmente poluição do solo e das águas subterrâneas e superficiais, pela infiltração do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e de elevado potencial poluidor, produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo [ABNT, 1984]).


[ /\ ] Voltar ao topo

Coleta Seletiva de Resíduos

Coleta seletiva é um sistema de separação, acondicionamento e coleta de materiais recicláveis sem sacos ou recipientes nos locais onde o resíduo é produzido, objetivando, inicialmente, separar os resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas, legumes etc.) dos resíduos inorgânicos (papéis, vidros, plásticos, metais, etc.), de forma a facilitar a reciclagem.

A separação dos resíduos é uma prática com resultados positivos em diversos países desenvolvidos do mundo e em muitas cidades brasileiras. Apoiada na sua experiência e infraestrutura, a Conesul oferece este serviço. Profissionais treinados utilizam veículos especiais para a realização da coleta porta a porta, com veículo dotado de dois compartimentos para coleta simultânea, coleta seletiva e coleta orgânica.

O que ganhamos com a coleta seletiva?

A coleta seletiva e a reciclagem proporcionam uma série de benefícios. Entre outros, podemos destacar:
· Diminuição de lixo e maior vida útil do aterro sanitário;
· Melhoria da limpeza e higiene urbana;
· Melhor qualidade de vida e mais saúde para a população;
· Redução da poluição nos aterros sanitários;
· Redução dos problemas ambientais causados pela disposição inadequada do lixo;
· Diminuição da extração de matérias-primas (árvores, minérios, etc.);
· Economia de energia e combustível.


[ /\ ] Voltar ao topo

Coleta Conteinerizada

Um caminhão compactador, equipado com um moderno sistema de braços robotizados passa a realizar a coleta sem o contato humano. Ele eleva o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento compactador. Depois o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre a sua disposição.


[ /\ ] Voltar ao topo

Gestão de Resíduos Industriais

A preocupação crescente da sociedade com os problemas ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos levou a Conesul, ao longo de sua história, a desenvolver soluções técnicas que objetivam a minimização, a neutralização e a reciclagem desses resíduos. Diversas empresas já descobriram as grandes vantagens de terceirizar os trabalhos internos de manuseio, acondicionamento, reciclagem e destinação de todos os resíduos gerados no desenvolvimento de suas atividades, incluindo-se aí desde materiais recicláveis gerados até os resíduos industriais perigosos.

Com a terceirização, as empresas podem focar seus recursos no aprimoramento de seus processos produtivos, buscando uma maior competitividade no mercado, enquanto que as atividades periféricas ficam sob os cuidados de organizações especializadas, como a Conesul. Além disso, ao contratar os trabalhos da Conesul, a empresa conta com um know how de mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções que buscam a minimização da geração aliada à completa gestão dos resíduos.


[ /\ ] Voltar ao topo

Resíduos de Serviços de Saúde

A Conesul realiza a coleta de resíduos dos serviços de saúde, para a qual desenvolveu tecnologia capaz de garantir segurança máxima no recolhimento. Diariamente, atende mais de 500 estabelecimentos (hospitais, centros de saúde, clínicas gerais e veterinárias, ambulatórios, consultórios e farmácias públicas e privadas). Os resíduos acondicionados em recipientes adequados são coletados, transportados e tratados em instalações específicas, construídas para essa finalidade. Para coletar estes resíduos, a Conesul dispõe de frotas de caminhões e veículos leves (pick-ups) com equipamentos exclusivamente projetados para essas atividades.


[ /\ ] Voltar ao topo

Manutenção Urbana

Os serviços prestados pela Conesul também contemplam a área de manutenção urbana dos municípios onde atua. Com grande eficiência, a gama de serviços prestados abrange a varrição e a capina manual e mecanizada de vias públicas, manutenção de redes hidráulicas públicas e privadas por hidrojateamento e sucção, podas orientadas, entre outros.


[ /\ ] Voltar ao topo

Benefícios

Estabelecimento de alianças estratégicas
A Conesul acompanha permanentemente as necessidades do mercado público e privado, firmando alianças com formecedores de serviços de reciclagem, de tratamento e de disposição final de resíduos, de forma a incorporar com rapidez as principais inovações do setor. Um parceiro estratégico da Conesul é a Sil Soluções Ambietais, uma empresa com participação no mercado e especializada em tratamento e destinação final de resíduos e recuperação de áreas degradadas.

Garantia de Eficiência e Qualidade
Com monitoramento ambiental das instalações e do controle de eficiência dos processos de tratamento, acompanhados de perto por profissionais especializados, a Conesul garante total segurança a seus clientes, colaboradores e a toda a comunidade. Reforçando essa garantia de qualidade, a empresa assumiu o compromisso de obter a certificação ISO 9002, para processos de gestão, e ISO 14001, na área ambiental.

Rastreabilidade - Um diferencial dos serviços
A Conesul oferece a rastreabilidade como condição de garantia de minimização de passivos ambientais e desvios de resíduos ou sucatas.

Gestão de todas as etapas dos processos
A Conesul se responsabiliza por todas as etapas do processo de gestão, da origem até a destinação final ambientalmente correta dos resíduos.

Valorização dos Resíduos
Os serviços executados pela Conesul consideram todas as possibilidades de valorização de recicláveis (papel, papelão, plásticos, metais, vidros, etc.) e a busca constante de novos tratamentos. Além de fazer parte de programas de desenvolvimento sustentável, por permitirem o reaproveitamento de materiais, essas atividades podem gerar empregos.

[ /\ ] Voltar ao topo